Hey Ho, Let´s Go!

13 Jul

Olá Meninas…..

Continuo meu “tributo” ao Rock pelo seu dia de hoje 13 de julho!! Viva o Rock n Roll!!!

Muitas pessoas devem estar se perguntando ou pensando: “nem sabia que existia esta data!”, outras “ Mas como surgiu?” Então, no dia 13 de julho de 1985, foi realizado um festival simultâneo, tanto em Londres quanto na Filadélfia, o Live Aid , que reuniu bandas famosas em prol das vítimas da fome na África. Bacana, não?

Mas vocês curtem um rocknroll ???? Eu, particularmente, adorooo!!! Claro, não sou fã de todas as bandas, tem certos tipo de rock que não curto,como o estilo Trash Metal, com vocal gutural, tipo Sepultura e o Metallica, nos seus dois primeiros discos. Como é quase impossível descrever este estilo, deixo vocês com Cavalera Conspiracy, o som que infernizou meus ouvidos no SWU em 2010: http://www.youtube.com/watch?v=RZyMR22dszo&feature=relmfu , tentem aproveitar e deixem sua opinião.

Mas tenho meus queridinhos, começando com a banda que a plateia em uníssono proclama: AC! AC! DC! AC/DC!! Curto os bons irlandeses do U2; a banda inglesa que já fez muita gente delirar, Oasis, o rock alternativo do Pixies, os clássicos Rolling Stones, os figuras dos Kiss, o eterno Fred Mercury com o Queen, dentre outras. Nos dias atuais, estou na pira do Indie Rock e do Rock Rlternativo, como Strokes, Cold War the kids, King of the Leon, Foo Fighters, dentre estes o mais conhecido.

Deixando um pouco de lado as minhas preferências e entrando um pouco na história, quero fazer um breve resumo de quando e onde tudo isso começou!! Você vem comigo???

Surgiu em meados dos anos 50, nos EUA, tendo influências do Country, do Jazz, da música gospel e principalmente do Blues, que com Muddy Waters e seu pioneirismo em eletrificar a música, influenciou várias bandas como The Doors, The Beatles, Rolling Stones e até o pioneiro Chuck Berry, que fez sua versão de uma das músicas mais famosas de Waters: Hoochie Coochie Man.

Assim, nasce um novo gênero, tendo a guitarra elétrica como principal instrumento, acompanhado de um baixo e uma bateria, compondo o que chamamos de backbeat. Nasceu, cresceu e permanece até hoje levando multidões a loucura, tanto o rock clássico como suas vertentes.

Sacudir, perturbar e incitar é o que a palavra rock significa no idioma inglês, como uma metáfora. E era isso mesmo que este estilo de música queria: chocar, ser original, sair um pouco do “mesmo”, sabe? E, como sabemos, conseguiram!!!Ao mesmo tempo, a palavra tanto era usada como sinal de êxtase espiritual na musica gospel, quanto no sentido de dança e até menção ao ato sexual. Quanta ambiguidade, hein?

Já o Roll é um verbo medieval que significa relações sexuais! Sim, já sei, vocês acham que é só perversão, não é mesmo?? Nada disso, mas, também isso! O que acontecia é que a maioria das pessoas em meados dos anos 70 e 80, não só elas, porque atualmente ainda existe esse tipo de pensamento, tinham uma visão do rock consolidada no Festival do Woodstock: Sexo, Drogas e Rock n`Roll! Mas na verdade o festival hippie tinha como verdadeiro lema “PAZ e AMOR”, em meio a guerra do Vietnã, que abalava o mundo. Mais do que certo, Steven Tyler, do Aerosmith, corrigiu brilhantemente a frase: “Sexo, drogas e rock ‘n roll”, livre-se do segundo e se dedique aos outros dois!”

A expressão inteira foi usada como títulos de músicas, na década de 40, apesar de Alan Freed, ser creditado como o primeiro a usar a expressão.

Em 1954, surgia o Rockabilly, que significava um rock n roll tocado pelos brancos, onde surgiu o Rei do Rock, Elvis Presley, com o disco Heartbreaker. Começava a história de um dos maiores ícones do rock! Mas Bill Haley e seus Cometas, com a música rock Around the Clock, emergiu o patamar do rock em um degrau até não alcançado, causando uma revelação de fãs por todo o mundo. O rock foi democrático e, ao mesmo tempo, pacificador, porque, pelo menos na música, negros e brancos soavam o mesmo som. No Brasil, apareceriam as primeiras nuances do rock com hits como Banho de Lua e Estúpido Cúpido, embalados por Celly Campelo.

Na década de 60 nasce umas da maiores e mais influentes bandas do rock, os Beatles. Os garotos de Liverpool ganharam o mundo com o sucesso, Love me do. Nessa gloriosa época para a música, surgem os Rolling Stones, Pink Floyd e disparam os sucessos Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Já a década de 70 vem mais pesada, com o aparecimento do Hard Rock e do Heavy Metal nos EUA e na Europa, com Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC, Scorpions e Rush. No Brasil, surgem os Mutantes, meus queridinhos, com um rock misturado com melodias culturais e nacionais, dando às suas músicas um toque totalmente original. Junto com grandes nomes como Raulk Seixas e Rita Lee e o Rei Roberto Carlos.

Nos anos 80, o Punk Rock estourou e trouxe consigo letras inspiradas na situação socioeconômica, confronto aos líderes políticos,e até explorando tabus sexuais. Destaque ao The Clash, Sex Pistols e The Police, este com elementos de Ska e Reggae bastante marcantes.

Viram surgir o Glam Metal, uma mistura de rock e estilo, com destaque aos exageros de produção tanto no vestuário quanto nas maquiagens. Menciono o Slade, T-Rex, as fases Glam de David Bowie e Lou Reed.

Logo em seguida aparece a banda Guns N´ Roses, com um sucesso meteórico e absoluto, sendo até hoje uma das bandas mais lembradas e cultuadas pelos fãs. Surge uma das melhores bandas que o Brasil já teve, na minha singela opinião, a Legião Urbana, com rock poético e urbano.

Os Anos 90, aclamados por alguns como a década de renovação, trouxe Oasis, Green Day, Red Hot Chili Peppers e Faith no More. Em Seattle, nasce o movimento grunge, que teve como principal representante o Nirvana, com seu estilo pesado e cheio de distorções . Angra, Charlie Brown Jr. e Raimundos reavivam o cenário do rock nacional.

Atualmente, em âmbito internacional, temos destaque ao Rock Alternativo e o Indie Rock, ambas vertentes do rock n´roll, com Artic Monkeys, Queen of the Stone Age, Foo Fighters, Strokes, dentre outros.

Ufa!! Gostaram???

Sim eu sei, não é todo mundo que curte este estilo, mas como é um gênero que aprecio, e hoje é seu dia, não poderia deixar de falar a respeito!! Não tenho preconceito pela opinião ou gosto musical alheio, quero deixar isso bem claro! Mas se você, que não gostou nada disto, ainda acha que o rock não mudou em nada sua vida, não te influenciou, não fez nada por você, pense um minuto nos hits das rádios atualmente, com suas bobagens de “tchus” e “tchas”. Pensou?

Agora vejam a grande influência do rock , no que se chama: hits da moda !!!

As famosas bandanas, popularizadas, por Axl Rose.

As badaladas calças em couro.

Os famosos Spikes, que viraram febre nesta estação!!

É isso aí! Vou terminando a minha singela homenagem a esse estilo de música, arte e atitude tão vibrante!

Deixo, como homenagem ao blog, a canção “ A Minha Menina” dos Mutantes, que inspirou o nome do nosso blog!!!

Link: http://www.youtube.com/watch?v=nHtb3f_BeLU

Gostaria de estampar alguns álbuns famosos do rock e   agradecer a Carlos Nogari,  por ter emprestado alguns  dos seus discos para fotografarmos!! Carlos coleciona discos de todos os gêneros há um bom tempo, e apresenta uma gama imensa de estilos , raridades e muito som bom!! Ele também vende alguns discos quem estiver interessado:carlos@carlosnogari.com.br

E ainda como dica de trilha sonora, o terceiro álbum do Cold War Kids, “Mine is Yours”.

Um ótimo Dia Mundial do Rock e meus votos de muito “Rock n Roll All Nite” a todas!

KISSes.

Muni

Anúncios

8 Respostas to “Hey Ho, Let´s Go!”

  1. Luciana Sá 13 de Julho de 2012 às 12:45 AM #

    Muna, parabéns pelo texto! Deve ter sido uma pesquisa e tanto! Bem legal! Bjos

  2. Flavia 13 de Julho de 2012 às 9:17 AM #

    Adoreiiiii! Pelo ja deu um panorama legal do rock, pra quem nao conhece , tanto! Bon dia do rock pra vc tbm!

  3. Luiza 13 de Julho de 2012 às 10:43 AM #

    Parabens pelo post! Vou seguir a indicacao do disco do Cold War Kids! Nao conheco mas vou ver se gosto!

  4. Sâmia Jantsk 13 de Julho de 2012 às 1:59 PM #

    Muni, ficou bem legal… o rock sempre é inspirador!!!
    e hj vamos colocar as teorias em prática. Uhuuu…
    me liga! 😉
    beijooos

  5. Jully 13 de Julho de 2012 às 3:29 PM #

    Viva o Rock Roll! Amoooo! Adorei seu post!!!!

  6. Sumaya 14 de Julho de 2012 às 11:38 PM #

    Muu, parabéns pelo post… ficou mto bom.. e viva o rock!
    bjo bjo

  7. Chris 17 de Julho de 2012 às 11:46 AM #

    Muito bom o port, bem completo!!!

  8. Gracy Carla França 17 de Julho de 2012 às 10:24 PM #

    Que Inspiração eim? Parabéns pela post!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: