Perfumes, para quais intenções te quero?!

21 Ago

Olá Meninas,

Vocês gostam de perfume? Eu, particularmente, adoro! E hoje fizemos um post conjunto para dividir com vocês um pouco dos nossos cheirinhos preferidos.

O perfume revolucionou a história da humanidade há séculos. Iniciou no antigo Egito, 2000 a.C, onde os faraós  o utilizavam em larga escala. O  que levou um aroma diferente a realeza egípcia, foi a crença dos  homens  que queimavam madeiras aromáticas e resinas como   forma de invocação e veneração aos deuses. A fumaça que emergia destes substratos é que foi a fonte inspiradora. Tanto que o nome perfume vem no latim “per fumum” que significa “através da fumaça”.

Assim foram os primórdios do perfume. Mas foi na era 1000 d.C, que um médico e filósofo da Pérsia , Avicena, começou a produzir essências com fragrâncias de flores, que na atualidade é um dos principais componentes dos perfumes.

Os perfumes através de reis e rainhas foram chegando ao Ocidente, onde no sul da França, na cidade de Grasse, considerada a capital do perfume, surgiu inúmeras fragrâncias que eram usadas para aromatizar os ambientes que cheiravam mal devido a produção do couro. Isto fez da França um dos grandes centros produtores de perfumes, e é um deles, até hoje.

Um perfume pode servir para diferentes intenções e tem a magia de causar inúmeras sensações. Você pode escolher um perfume porque ele causa um certo frescor, outros tem aroma misterioso, outros aguçam a feminilidade, outros são românticos e outros sexy. Por exemplo, a Cleópatra seduziu o imperador romano Marco Antônio, com fragrâncias de ervas e flores.

Perfume e Pele

E o mais interessante é que cada perfume se comporta diferente em cada tipo de pele. Ás vezes, o aroma que exala  do perfume  em minha pele pode ter um resultado totalmente diferente na sua! Isso acontece por causa de diferentes tipos de pele, questões raciais, transpiração, dieta, dentre outras. Pessoas com pele mais oleosa tem  maior fixação e absorção maior do perfume porque os canais que o carreia são canais lipoproteicos.

As pessoas com peles mais secas devem preferir os perfumes sem álcool na sua composição, porque não ficam tão voláteis.  Quanto mais  óleo na fragrância , maior sua fixação, pela mesma razão explicada da pele oleosa.  E ,é a quantidade de óleo que determina o tipo de produto. Uma deo-colônia, por exemplo, leva cerca de 10% de óleo, uma colônia de 10% a 15%, e um perfume 25%. Exite um mito de que os perfumes importados tem maior fixação, isto, na verdade ocorre porque os concentrados nos perfumes da Europa e dos Estados Unidos chegam de 18 a 30%  ( nos países mais frios) . Já no Brasil a indústria faz concentrações entre 7 a 15%, por causa das condições climáticas tropicais, onde um perfume mais concentrado pode ficar mais enjoativo e ter evaporação mais rápida. Por isso tem certas marcas estrangeiras que tem sua versão “light”!

Depois de saber um pouco da história e da ação dos perfumes na pele, nós do Ela é Minha Menina, vamos mostrar a vocês quais são nossos queridinhos. Vocês vem com a gente?

Royalty – O Boticário

Uso esse perfume quase todos os dias. Acho ideal para usá-lo para trabalhar. O cheiro é doce, mas suave. A fixação também é excelente. Como é um perfume para o dia a dia, não pode ser muito caro e tem que fixar bem, por isso,esse é uma ótima dica. Não largo ele (R$ 70).

Black XS – Paco Rabanne

Ese perfume é o meu xodó!!!! Amo, amo, amo, amo de paixão. Ele tem um cheiro MARAVILHOSO, adocicado e, vocês podem achar estranha essa característica que vou dar, mas acho esse cheiro elegantíssimo. Sou uma pessoa que tem uma memória boa para cheiros. Memorizo situações e pessoas pelo cheiro que ela emitem (estranho, né? Mas, é verdade). Enfim, e o cheiro desse perfume me remete há algo elegante. O masculino dele também é maravilho. Mas, como é um perfume caro e com um aroma forte e marcante, arrisco usá-lo apenas em saídas noturnas. Indico muito. (R$ 200).

Black XS – Paco Rabanne

Eu simplesmente amo esse perfume, quando o comprei junto veio com uma bolsinha super fofa que eu sempre uso. Eu o uso tanto de dia quanto de noite, pois mesmo tendo notas mais adocicadas como o Jasmim Rainha e a Baunilha preta, ele contem notas amadeiradas como a Madeira de Caxemira e a Pimenta preta, o que dá um quebrada no doce. É sensacional!

Amor Amor – Cacharel

Eu adoro esse perfume, mas eu o uso durante a noite, pois ele é doce e acho que não combina muito com o dia. Suas notas combinam tangerina, cereja preta, jasmim de quatro pétalas da Indonésia, Almíscar branco e Âmbar cinza. Segundo a marca a composição olfativa de Amor Amor foi criada para responder aos princípios de amor à primeira vista: imediato, vivo e energizante, ou seja: ótimo pra balada! Hahahah Existem inúmeras versões para o Amor Amor, mas o que eu gosto é do tradicional.

Delicious Night – Donna Kara

Esse é o perfume que uso diariamente, mesmo com o nome Night, é durante o dia que ele faz minha cabeça. Tem ótima fixação. O Pomelo com efeito frozen (congelado) é seco e bem refrescante, e quando combinado com o Martini de amora e o gengibre, produz olfativamente uma aura de um desses lugares bem descolados de uma grande metrópole. As notas bem doces se quebram com o frescor das notas geladas e pelo gengibre. A versão Night é de longe a mais interessante de todas as versões DKNY, pois não apresenta as notas de maçã, que estão presentes em todas as outras. Notas Olfativas: Frozen Pomelo, gengibre triturado, Martini gelado de amora, buquê de orquídeas, pétalas de jasmim cetim, íris roxo, frésia roxa, fusão de âmbar com incenso negro, extrato de mirra acompanhado de patchouli e vetiver.

J’adore- Christian Dior

Eu AMO este perfume!! Sua fragrância é refinada e puramente feminina. Composto por essência de flores , cuja  Rosa Damacena, símbolo da beleza,  é um de  seus  componentes mais marcantes. Sua fragrância apesar de ser floral, não é doce e nem enjoativo, pelo contrário, é marcante, e sinto que seja um pouco cítrico no final, pelo menos na minha pele.  O aroma é suave mas ao mesmo tempo é rebusacado e irresistível!  Eu uso ele tanto de dia quanto a noite, para mim ele cai bem a toda hora. O alquimista da Dior, François Demachy exemplificou: ““A simplicidade geralmente esconde extrema sofisticação. J’adore é uma fragrância óbvia, mas está longe de ser simples.” Eu, simplesmente, ADORO!

Brit-Burberry

Simplesmente MARAVILHOSO.  Adquiri ele às pressas, em um Duty Free, enquanto fazíamos uma conexão. Estava a procura de uma fragãncia diferente, autêntica, eis que achei. Provei na minha pele e foi amor  a primeira vista, como eu já  havia tido  alguns perfumes da Burberry, fui de cara na marca, peguei e levei! Traz notas nítidas de limão, principalmente no ínicio, mesclado com pêra e o suave toque de baunilha para equilibrar. Ele é doce na medida certa, e ao mesmo tempo, percebe-se notas amadeiradas, deixando um aroma único.  Eu adoro, uso ele bastante  a noite, mas não o recuso para o dia.  Eu , particularmente, acho ele estiloso e, principalmente, MISTERIOSO! Vale a pena provar!

Euphoria-Calvin Klein

Com notas orientais , o Euphoria leva consigo o luxuoso aroma das orquídeas, do âmbar líquido, do romã e do caqui. Eu posso descrevê-lo como uma fragrância mais sofisticada, saindo dos aromas comuns. Logo que acabou o primeiro frasco, já fiz questão de comprá-lo novamente, ele, definitivamente, me conquistou! Não é exatamente um perfume doce, porque você sente no fundo um amadeirado suave. Uso mais a noite, mas quando quero uso de dia, e ele se sai muito bem! RECOMENDO!

Vocês viram como os gostos diferem? Apenas O Black XS, que encantou tanto a Gabi quanto a Sami, quero experimentá-lo para ver se me encanta também . Gosto é gosto, e pele é pele. Então sempre prove na sua pele esse é o segredo para achar seu melhor perfume.

Quais seus perfumes preferidos?? Deixem suas indicações, adoramos conhecer fragrâncias novas!

beijos!

8 Respostas to “Perfumes, para quais intenções te quero?!”

  1. Sâmia Jantsk 21 de Agosto de 2012 às 1:36 AM #

    Que delícia de post….
    o importante é experimentar na sua pele, um perfume que fica incrível numa pessoa pode n ficar tão bom em vc e vice versa.
    beijoos

  2. elaeminhamenina 21 de Agosto de 2012 às 9:32 AM #

    Adorooooo perfumess!! Não dá para ficar sem!
    Gabi

  3. Larissa 21 de Agosto de 2012 às 10:01 AM #

    APAIXONADA por perfume! Este j adore e um classico que nunca sai de moda! Eu tenho e quando acaba compro de volta! Dia-a-dia Amor Amor, mais levinho na minha opiniao! Bjos

  4. Luiza 21 de Agosto de 2012 às 10:08 AM #

    Adoro o 212 Sexy, Carolina Herrera! Muito bom!

  5. Ana 21 de Agosto de 2012 às 10:23 AM #

    O Euphoria sempre na minha lista! Gosto muito! Sabia q uso o DKNY tbm a noite! Mas vou deixar a dica: Ange ou Demon-Givenchy! Superrr bom! Bjos

  6. Jully 21 de Agosto de 2012 às 11:53 AM #

    O meu preferido e o Jean Paul Gautier Classique feminino, mais pro citrico e madeira! Achei bem legal a parte cultural do post! Bjos

  7. Sumaya 21 de Agosto de 2012 às 7:59 PM #

    amo perfume, nao vivo sem!!! um que sou apaixonada e nao abro mão é o Rock in rose !!! sensacional…mto bom o post!!
    bjooo

  8. Sue 21 de Agosto de 2012 às 8:59 PM #

    Como não gostar de perfume neh?! quase impossível! Prefiro os menos adocicados, mas de acordo com o dia, estação, humor, ocasião tenho um preferido! Ótimo post meninas!
    Beijooo

Deixe uma Resposta

