Receita: Hamburguer de Cordeiro

7 Maio

Ola, meninas!

Estamos inaugurando nossa  categoria de  receitas, a pedido de nossas queridas leitoras! Tenho que confessar que além de muitas coisas que eu aprecio na minha vida, a comida abrange uma parte considerável! Não sei vocês, mas eu adoro comer, experimentar  temperos novos, pratos diferentes, sabores excêntricos, eu adoro tudo isso! E fui me interessando cada vez mais por este assunto, e posso lhe dizer que eu tenho alguns dotes nesta área, e estou prometendo a mim mesma aprimorar! Pois, para algumas pessoas pode soar estranho, mas me divirto muito inventando e refazendo receitas.

Tenho um companheiro muito interessado  em minhas empreitadas : meu marido! Então, ele que será meu ajudante  em todas as receitinhas! E hoje ,será o hamburguer!

Quem não gosta de hamburguer, não é mesmo?? Vejo filas e filas no MC Donald’s ,próximo da minha casa , todo dia da volta do trabalho. Olha, que eu, particularmente, nao gosto de MC Donald’s, como uma vez por ano e olhe la! Sei que para algumas acabei de falar uma heresia, mas é a pura verdade! Mas decidimos por motivos de sabor e saúde confeccionar nosso próprio humberguer! Sei que este nosso prato de hoje é do estilo” fazendo gordice” , mas gente , 1x/na vida, no ano, no mês, na semana….normal!

Chega de papo e vem comigo!!

Precisaremos de :

1 kg de  carne de cordeiro moído

1 cebola grande picada

4 dentes de alho

1 maço  de salsinha picada

1 maço de cebolinha picada

20g de hortelã

3 folhas de louro picadas

1 xícara cheia de vinho branco seco

6 colheres de sopa de sopa de cebola em pó

3 colheres de sopa de farinha de rosca

sal a gosto

Pimenta preta a gosto

2 colheres de sopa de óleo de oliva

2013-04-04 20.35.44

Coloque  a carne, já moída, em uma vasilha grande e regue com vinho, misturando com as mãos. Adicione a cebola picada, o alho , a cebolinha, a salsinha, louro e o hortelã. Misture bem. Logo depois, acrescente a farinha de rosca, sal e pimenta preta a gosto. Misture tudo e no final acrescente o óleo de oliva.

Existe molduras específicas para fazer o hamburguer, mas como não tínhamos, usamos nossas próprias mãos  para moldá-los, e ficou ótimo! Pode ser frito ou assado na grelha. Preferimos fritar pela praticidade!

2013-04-04 20.53.05

Tivemos 2 sugestões de molhos: o meu – a base de gorgonzola e  cream cheese com redução de vinho branco.Achei que combinaria perfeitamente com o cordeiro.

100 g de queijo gorgonzola

3 colheres de sopa de cream cheese

1 xícara de leite

Fatie o queijo gorgonzola , adicione o cream cheese e o leite. Mexa até ficar  uma pasta consistente. Sirva quente.

Ainda na panela:

2013-04-04 21.08.14

Sugestão do meu marido: Molho especial do BIG MAC, diferente de mim, ele adora MC Donald’s! Entao aperfeiçoamos um pouco o molho e deu certo!!

1/2 xícara de maionese

1 colher de cha de mostarda amarela

1/2 colher de sopa de vinho branco seco

1 colher de sopa de cebola em pó

1 colher  de sopa de alho em pó

1 colher de cha de paprica doce

2 1/2 de sopa de Relish de pepino

Bata por 20 segundos em um triturador. E está feito!

2013-04-04 20.36.06

Os dois molhos ficaram MARAVILHOSOS , e casaram perfeitamente com o hamburguer! O importante é sentir a maioria dos ingredientes, independente do molho, e foi isto que aconteceu!

O prato não tinha batata- frita, mas isso não as impede de coloca-las!  A apresentação não ficou tão gourmet , em compensação o gosto….! Certamente foi um dos mais saborosos hamburguers que já experimentamos!!

2013-04-04 21.16.21

Para quem não aprecia muito a carne de cordeiro, pode substituí-la por carne de gado sem nenhum problema!

Faça, experimente e surpreenda-se!

Quer dicas de comida? Deixe sua sugestão do que quer ver por aqui!

Beijos

Muni

5 Respostas to “Receita: Hamburguer de Cordeiro”

  1. Aline Arruda 7 de Maio de 2013 às 8:06 AM #

    Menina confesso que fiquei com água na boca!
    sugiro mais coisas salgadas, amooo!

    Vim conhecer seu blog te convido à conhecer o meu também, se quiser seguir/curtir avise que retribuo com carinho 🙂

    alinearrudabarbie.blogspot.com
    facebook.com/alinearrudabarbie

  2. Jully 7 de Maio de 2013 às 8:49 AM #

    Hummmmmm…..hamburguer e tudo d bom! Nossa quero fazer este molho do MC, e delicioso! Otimo post!,bj

  3. Sâmia Jantsk 7 de Maio de 2013 às 11:23 AM #

    Nossa Muni, deu água no boca!!!
    qro experimentar… ahahaha
    beijoos

  4. Juliana 7 de Maio de 2013 às 1:29 PM #

    MARAVILHOSO MUNI!! Deve ter ficado muito gostoso, principalmente acompanhado dos molhos!! Adorei!!

  5. 7 de Maio de 2013 às 5:10 PM #

    Nossa, que chique, Muna!
    Adorei a ideia de receitas por aqui…
    Aqui em casa é o contrario da sua…eu adoro mcdonalds e o marido, não!
    beijosss

Deixe uma Resposta

