Fazendo as unhas: sem tirar a cutícula

14 Jun

Sempre quis deixar de tirar as cutículas das minhas unhas, por uma série de razões. Por ser mais saudável, mais prático…
Essa semana resolvi botar em prática esse meu antigo desejo. Demorei porque eu sou uma cutucadora inveterada. Cutuco tudo, há muito tempo: casquinhas de machucado, “bolinhas” no corpo, pelos que insistem em nascer, quando e onde não deveriam, as “pelinhas” ao redor da unha, entre elas a cutícula. Pinça, unhas, alicate…se eu tenho algum instrumento desses por perto, eu já parto pra cutucação!

Mas to tentando parar com alguns desses maus hábitos. O primeiro passo aconteceu esta semana. Fiz minhas unhas sem arrancar do meu corpo esse pedaço tão necessário :).
Olha só o que usei para fazer as unhas essa semana (tá faltando, na foto, a base e o óleo secante, sorry):

008

Minhas unhas antes:

005

007

004

Gente, a cutícula propriamente dita eu não tirei, mas os cantinhos…aiai…não tem como não tirar. Cresce muita pele ao lado da minha unha e no cantinho, onde acaba a unha. Pode até ser que se eu parar de tirar essa pele ela não cresça tanto, mas isso vou fazer num outro passo. Uma coisa de cada vez, né?!
Esse creminho da Sally Hansen serve para remover a cutícula ressecada.  O indicado é deixar ele 15 segundos e depois empurrar a cutícula. Assim, aquela parte ressecada da cutícula sai sem precisar do alicate. O que eu fiz, então? Coloquei o creminho na cutícula e nos cantinhos. Depois de uns 30 segundos empurrei a cutícula com minha própria unha e assim saiu todo o excesso. Aí com o alicate, tirei o excesso de pele dos cantinhos. Claro que dei uma cutucada (velho hábito) e alguns cantinhos ficaram vermelhinhos. Mas não tirei nenhum “bife”. Diz (a recomendação na embalagem) que não pode ficar muito tempo com esse creme na cutícula, mas já deixei mais de 2 minutos e nunca me aconteceu nada.
Minhas unhas depois do creminho da Sally Hansen:

013

017

 

014

Como já tinha lixado a unha no dia anterior, feito isso, fui pra parte da pintura. Mas antes dei uma lixada na superfície da minha unha com aquele bastão branquinho, para uniformizar a unha. Depois disso, uma camada de base, duas desse esmalte lindo da DNA, o Inverno Chic, e uma camada desse glitter da Ludurana, que não sei o nome. Tá escrito no rótulo Fullcolor, Esmalte Glitter e Flocos. Não sei se o nome é Fullcolor ou Flocos (?). Ganhei estes dois esmaltes quando fui fazer as unhas na Unha Duni Tê, aquela vez que mostrei neste post aqui.
Na hora de limpar o excesso de esmalte achei um pouco estranho, pois tava acostumada com aquele “degrau” entre a pele do dedo e a unha. Como a cutícula ainda estava nesse caminho, o degrau não era tão acentuado.
Depois só apliquei óleo secante e pronto: unhas feitas.

Minhas unhas pintadas:

019

022

021

031

O processo todo foi rápido (eu demorava horas, literalmente, para retirar a cutícula), comparando ao tempo que eu levava antes, quando retirava as cutículas. Eu gostei bastante do resultado e decidi levar esse novo hábito adiante.
Lembrando que é bom sempre hidratar a cutícula, para ficar com uma aparência melhor. Estou usando o hidratante Cetaphil, que não é específico para isso, mas acho que qualquer hidratante serve. Eu não sei vocês, mas eu sempre passei hidratante nas minhas cutículas, mesmo quando elas ficavam ausentes por uns dias :), por isso pra mim, isso não muda a minha rotina.
E vocês, tiram as cutículas sempre ou não?
Bom findi.
Beijos,

7 Respostas to “Fazendo as unhas: sem tirar a cutícula”

  1. Sâmia Jantsk 14 de Junho de 2013 às 10:59 AM #

    Rê, q legal..
    mas n sei se consigo n tirar cutícula… vou tentar!!
    beijoos

    • Re 14 de Junho de 2013 às 11:22 AM #

      Foco, Sami…FOCO!!! 🙂

  2. Thamara Urias 14 de Junho de 2013 às 11:32 AM #

    Eu também não gosto de tirar, peço para a manicure apenas afastar e limpar algum excesso, nada de deixar buracos… mto legal a matéria, parabéns.

    • Re 15 de Junho de 2013 às 2:15 PM #

      Que legal, Thamara..
      Vou tentar seguir assim, sempre!!
      Obrigada 🙂

  3. GIsele 14 de Junho de 2013 às 1:22 PM #

    Faz três semanas que não tiro a cutícula, achei que não iria aguentar também, mas na verdade ela diminui e muito é só ter um pouco de paciência :)…tem um redutor de cutícula da Avon que dizem que é bom, eu encomendei, mas ainda não comecei a usar…

    • Re 15 de Junho de 2013 às 2:16 PM #

      Ta igual eu, Gisele! Faz um mes que não tiro!!!
      Bom saber disso, vou dar uma olhadinha nesse da avon.
      Beijoss

  4. Fernanda 16 de Junho de 2013 às 5:24 PM #

    Vou tentar tb tirar menos….

Deixe uma Resposta

