Pincéis – Quais ter?

9 Ago

Algumas amigas (que também são leitoras do blog) me pediram dicas do que é necessário ter no seu necessaire para poder fazer um kit básico.
Pensando nelas, resolvi fazer um post, com esta primeira parte falando apenas dos pincéis. Mas diferente do que já foi escrito aqui sobre pincéis, vou dizer quais EU uso e acho mais necessário. Falando exclusivamente da MINHA opinião!!!
Eu não curto usar os dedos para fazer minha maquiagem. Tenho um pouco de agonia de ficar com a mão suja, por isso adoro meus pincés e não vivo sem 🙂 Mas se você gosta de passar a base com os dedos, por exemplo, fique a vontade!!

Se uso um produto cremoso, como base, uso pincel de cerda sintética. Se uso produtos em pó, compacto ou solto, aplico com pincel de cerdas naturais. Isso vale para todas as explicações abaixo. Outra dica que acho muito importante é a de sempre aplicar o produto com leves batidinhas. Por exemplo: quando for aplicar a sombra na sua pálpebra, não esfregue ela ao longo do olho com o pincel…vá pondo de pouquinho em pouquinho, com batidinhas. Afinal, você esta pintando seu rosto, não sua parede! 🙂

Para aplicar a base, seja ela líquida, cremosa ou em pó, eu gosto de usar um pincel língua de gato grande, próprio para esta função. Aplico um tiquinho da base (líquida ou cremosa) no dorso da mão e com o pincel vou colocando aos poucos no rosto. Eu uso este pincel para aplicar o primer de pele, também.

base

Pincel língua de gato para base

Mas eu acho que este pincel deixa algumas marcas no rosto se a base é líquida ou cremosa. Então, depois de espalhar a base por todo o rosto com este pincel língua de gato, eu faço o acabamento com um outro pincel, o duo fiber. Com ele eu faço movimentos circulares (sem por mais base) no rosto todo, até as marcas do pincel língua de gato desaparecerem. É um polimento, literalmente. Tem gente que já aplica a base direto com este pincel duo fiber. Eu que prefiro fazer o passo anterior, também.

duo

Pincel duo fiber

Para aplicar corretivo, o pincel que uso é semelhante ao de aplicar base. Também é no formato de língua de gato e também é sintético. Apenas de menor tamanho. Na foto o primeiro é o de base e os outros dois, para corretivo.

corretivo

Pincéis de base, corretivo e corretivo

Para aplicar o blush, eu uso um pincel próprio para esta função, ou um para pó, menor. A diferença é que os pincéis para blush são chanfrados, como estes da foto e os de pó são arredondados. Não vejo grande diferença entre ele ser chanfrado ou não. Gosto dos dois. Quando falo do pincel para pó que também uso para aplicar blush, falo de um pincel pequeno, gente. Não vale pegar um pincel maior que a bochecha para passar o blush! Estes tipos de pincéis são bons também para fazer o contorno do rosto com um bronzer. Mas é bom ter um pincel para blush e um para contorno, para não correr o risco do contorno do seu rosto ficar rosa!

blush

Pincéis para blush

Outro pincel importante é o de aplicar sombra. Uso vários. Contanto que seja gordinho e de cerda natural para sombras em pó. Claro que ele também deve ser pequeno, para não ultrapassar os limites do meu olho! O tamanho do pincel depende do tamanho do lugar onde vou aplicar a sombra.

sombra1

Pincéis para aplicar sombra

sombras

Pincéis para aplicar sombra

Para delinear, eu uso um pincel chanfrado pequeno, de cerdas sintéticas. Porque, na maioria das vezes, uso delineador em gel. Este pincel é bom, também, para corrigir as sobrancelhas com sombra.

delineador

Pincéis chanfrados pequenos

Para passar pó, uso um pincel próprio para isso, e grande. Eu prefiro um grande para ter menos trabalho. Tem gente que prefere menor, e daí vai aplicando parte por parte do rosto.

po

Pincéis para pó

E por último, um pincel essencial para mim: o de esfumar. Recentemente, achei um pincel para esfumar que estou adorando. E ele foi beeeeem baratinho. Ele é da macrilan e já falei sobre ele aqui. Este tipo de pincel eu uso muito. Ele faz uma diferença na maquiagem, gente!!! Com ele, aquelas linhas entre as sombras ficam imperceptíveis. Para esfumar (e não esfumaçar, viu!) eu faço pequenos movimentos de vai e vem. E quando digo pequenos, são pequenos mesmo. Não do canto interno ao canto externo do olho de uma vez só…vou indo aos pouquinhos.

esfumar

Pincel para esfumar

Só lembrando que estes são os pincéis que EU uso mais, são os que EU acho necessários para fazer uma boa make. Se EU fosse fazer uma listinha de pincéis a comprar para começar, estes pincéis que estariam nela.
Sobre as marcas de pincéis: Claro que tem marcas que fazem ótimos pincéis e outras que fazem umas belas porcarias. Os da Sigma eu acho excelentes, mas eles são caríssimos. Mesma coisa com os da MAC. Eu compro vários pincéis em lojas de cosméticos e vou testando, vendo com quais eu me adapto melhor. Gosto bastante dos da Macrilan. Gosto também dos do Boticário. Quero testar os da Vult, já ouvi falar muito bem dos da Maria Margarida…Enfim, quando eles são baratinhos, dá pra comprar e ver se a gente gosta. Mas tem uns que a gente já exclui só de olhar. Uma vez vi um kit no mercado que parecia de vassouras pequeninas. Um horror. Devia arranhar tudo a pele!!!

Para quem quiser saber sobre mais tipos de pincel, a Muni fez um post bem completo falando sobre eles aqui.

E sobre os cuidados na hora de limpar os bichinhos, tem informações bacanas neste post aqui.

Bom findi!
Beijos,

Deixe uma Resposta

