Fernando de Noronha com crianças (Parte 2)

9 Jun

Dando continuidade ao primeiro post, hoje mostro as primeiras praias que visitamos com as crianças.
Para o primeiro dia escolhemos a praia mais bonita do Brasil: Praia do Sancho (na Baía do Sancho):

205 (1024x683)

Para chegar a esta praia a gente percorre um trilha (calçada) de uns 300m. Depois descemos 1 escadaria nas pedras e mais duas escadas do tipo de bombeiros. Alguns vão pelo mar, através de embarcações. Nós conseguimos ir tranquilamente com as crianças. Claro, naquele ritmo mais devagar, mas nada muito cansativo pra elas.

247 (1024x683)

Esta parte da escada de bombeiro é bem estreita, mas consegui descer com mochila nas costas numa boa. Esta da foto é minha irmã 🙂

238 (1024x683)

Esta foto acima mostra a altura que temos que descer para chegar à praia.

Nesta praia não tem lanchonete ou algo do tipo. Por isso levamos nossa água e o que precisaríamos para o tempo que estivéssemos por lá. Mas antes de começar a trilha, tem uma lojinha e lanchonete do Parque Nacional, onde, além de água e comidinhas, é possível comprar repelente, protetor solar e lembrancinhas da Ilha.

A praia é bem tranquila, só não digo que é um piscina porque eu entrei com o meu filho mais novo no colo e acabamos derrubados por uma onda!! Sabe como é, né…eu tinha passado a arrebentação, estava com ele no colo, quando vi uma onda se aproximando! Percebi que ela arrebentaria bem em cima da gente… Como estava com ele no colo, não consegui ir nem pra frente, nem pra trás. Segurei ele com força e tchi-bum!
Traumatizei o menino justo no primeiro dia! Depois disso ele não queria mais entrar na água…só molhar o pé!

Não deve existir uma criatura que vá à Noronha e não visite esta praia. É parada obrigatória! Olhem só:

228 (1024x683)

Fotos do mirante:

265 (1024x683)

Morro Dois Irmãos

266 (1024x683)

Praia do Sancho

No nosso segundo dia fomos à praia do Atalaia. Lá, forma-se um piscina natural com cerca de 50cm de profundidade onde é possível mergulhar com snorkel e visualizar as maravilhas da vida marinha. Para visitar esta praia é preciso fazer um agendamento prévio e marcar a hora da visita, pois só são permitidas 100 pessoas por dia.
Para chegar até à praia é preciso percorrer uma trilha (existe a trilha curta e a longa, lógico que escolhemos a curta, de 1,5 km) nas pedras.
A trilha para os adultos é relativamente tranquila, mas com as crianças foi uma aventura. Levamos bastante tempo para fazer e tínhamos que guiá-los sobre onde pisar, pra não escorregarem e coisas do tipo. Sem contar que nesta praia não é permitido usar protetor solar, de nenhum tipo, para não prejudicar a oxigenação da água da piscina (tá, sei que tem gente pensando: é só passar protetor e não contar pra ninguém. Mas eu sou a favor de seguir SEMPRE as regras. Fernando de Noronha só é um paraíso ainda porque tem gente cuidando pra que seja assim. Gente estudando para proteger o local das nossas interferências. E acho mais que essencial a gente respeitar as regras de quem ESTUDA e protege o lugar. Se eu não quiser pegar sol sem proteção é simples, basta não visitar esta praia!). Nas crianças eu coloquei aquelas camisas de manga longa com proteção UV e boné. Já nós, os adultos, tomamos nossa primeira torrada nos ombros, durante a caminhada até a praia. Outra coisa importante e necessária, principalmente para as crianças, mas que é bom para os adultos, também, é o uso de um sapato mais adequado para trilha. Meu marido foi de Havaiana, mas eu, minha irmã e as crianças, fomos de Crocs. Acho que Crocs são melhores que tênis, neste caso, porque pode molhar que não fica fedida; é fácil de limpar, caso o pé afunde numa poça de lama…
Depois da longa caminhada, o visual:

361 (916x1024)

Nesta foto de cima dá pra ver 3 pessoas mergulhando com snorkel e colete salva-vidas. O que é obrigatório. Pois não podemos afundar, nem encostar em nada. Para entrar na piscina a gente anda até um ponto, onde é possível ficar com os pés no chão, e onde as crianças passaram a maior parte do tempo. Fora daquela área, é preciso tirar os pezinhos do chão e flutuar!
Como eu falei só 100 pessoas por dia podem visitar esta praia e essas 100 pessoas são divididas em grupos pequenos. Nosso grupo foi o último, ao meio dia (depois disso a maré começava a subir) e além de nos 5 (eu, marido, filhos e irmã) tinha apenas mais um casal junto com a gente. Além disso tudo, o tempo máximo permitido para mergulho é de 30 minutos! O que é muito pouco!
Apesar de toda a aventura que foi chegar lá e do pouco tempo que pudemos desfrutar dessa piscina maravilhosa, as crianças amaram (eu também, lógico). Elas viram muitos (MUITOS) peixinhos e ficaram encantadas! A Isa, que tem 6 anos, consegue mergulhar numa boa com snorkel, já o Gu, de 3, não tão bem. Mas achei melhor eles ficarem perto dessa faixa em que podíamos colocar o pé no chão.

044 (1024x768)

049 (1024x768)

177 (1024x768)

A visibilidade em Noronha, de maneira geral, é incrível. Nesta piscina do Atalaia, então…nem se fala! E tem de tudo!! Até tubarões! É DEMAIS! Vale muito a pena caminhar os 1500 m!
Os 30 min passam muito rápido. Eu só senti o que a falta de protetor fez durante a noite, quando percebi que além do ombro, a parte de trás da perna e o bumbum estavam muito ardidos! Meia hora com o popô pra cima no sol de meio dia tinha que resultar em algo, né?! O bom é que o colete protegeu as costas…
Claro que na volta o Gu, de 3 anos, quis colo. Gente, na volta é SU-BI-DA! Não é íngreme, mas é subida! Ele foi uns 700m no meu colo e o final no colo do Pai…
Se eu fosse novamente, provavelmente iria com uma camisa UV, como a das crianças e ainda colocaria um shorts 🙂

No próximo post termino de contar nossa saga em Noronha!

Boa semana, pessoal!
Beijos,

Anúncios

3 Respostas to “Fernando de Noronha com crianças (Parte 2)”

  1. Sami 9 de Junho de 2014 às 10:44 AM #

    Rê, mto legal… lugar lindo!!!

  2. Fernanda 9 de Junho de 2014 às 11:46 AM #

    Lindoooo, quero ir!!!

  3. Amanda B. 10 de Junho de 2014 às 1:16 AM #

    Ameeei muito bom o Post ! Lugar maravilhoso 😘

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: